Quais são as principais crenças do islamismo?


Quais são as principais crenças do islamismo?

Novamente, é importante reforçar o fato de que o islamismo é uma religião monoteísta, e a crença em Allah é um ponto basilar da fé islâmica. Os muçulmanos creem que não existem outro deus que não seja Allah, e o reconhecimento disso é um dos cinco pilares básicos do islamismo, conforme veremos neste texto. A profissão de fé em Allah por meio da recitação de um credo é conhecida como shahadah.

Para os muçulmanos, Allah é um deus todo-poderoso, eterno, criador do Universo, bom e misericordioso com seus seguidores, mas severo contra os infiéis. Dentro do islamismo, existe a crença de que os seguidores da religião serão julgados e salvos conforme suas ações e aqueles que não acreditarem em Allah serão condenados ao fogo eterno.

O livro sagrado dos muçulmanos é conhecido como Alcorão.
O livro sagrado dos muçulmanos é conhecido como Alcorão.

Os muçulmanos também acreditam na existência de seres sobrenaturais. Afirmam que os djinn são os seres maléficos que podem influenciar uma pessoa, mas acreditam também nos anjos. Acreditam que cada ser humano possui dois anjos que o protegem e consideram que o anjo Gabriel foi o responsável por trazer a revelação de Allah ao profeta.

Acreditam na existência de livros sagrados, como a Torá, os Salmos e o Evangelho, além, claro, do Alcorão, o livro escrito como resultado da revelação de Allah. Além disso, acreditam na existência dos profetas, pessoas usadas por Allah para revelar sua verdade. Alguns dos profetas que os muçulmanos acreditam são Noé, Moisés, Abraão, Davi, Jesus, além do próprio Muhammad.

Para os muçulmanos, existem três cidades sagradas, que são Meca, Medina e Jerusalém. Meca possui a Caaba, uma construção sagrada e local da peregrinação de muçulmanos de todo o planeta. Medina é a cidade onde está localizado o templo do profeta, e Jerusalém foi o local no qual Muhammad foi transportado por um ser mítico em uma noite.

Acesse também: Sufismo islâmico: doutrina mística surgida a partir do islamismo

Pilares do islamismo

Um dos locais mais importantes da religião islâmica é o túmulo de Muhammad, que está localizado em Medina, na Arábia Saudita.[2]
Um dos locais mais importantes da religião islâmica é o túmulo de Muhammad, que está localizado em Medina, na Arábia Saudita.[2]

O muçulmano tem em sua religião cinco pilares básicos que ele deve respeitar ao longo de toda a sua vida. Os cinco pilares são:

  1. recitação da shahadah: “não existe nenhum deus além de Allah e Muhammad é seu profeta”;

  2. realizar as cinco orações diárias voltando-se para a direção de Meca;

  3. realizar o jejum obrigatório durante o período do Ramadã;

  4. realizar a zakat, a doação de 2,5% de seus lucros para as pessoas mais pobres;

  5. visitar Meca ao menos uma vez na vida (ação que só deve ser realizada se a pessoa tiver condição financeira para tal).

 

Créditos das imagens

[1] mohamedsha e Shutterstock

[2] RAMLAN BIN ABDUL JALIL e Shutterstock

Notas

|1| JOMIER, Jacques. Islamismo: história e doutrina. Petropólis: Vozes, 1992, p. 19.

Por Daniel Neves Silva
Artigos relacionados


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Popular Items