Soundiata Keïta nasceu em 1190, filho do rei Naré Maghann Konaté, que era um líder do povo Mandinka, e de sua esposa Sogolon Condé.
Desde o nascimento, Soundiata era aleijado e sofria de um corcunda que o tornava ridículo. Por esse motivo, ele ainda estava no palácio e muito próximo de sua mãe.
Quando o reino e o palácio de seu pai foram conquistados pelo Rei Soumaoro Kanté do Sosso, muitas pessoas foram mortas, mas ele foi poupado devido ao seu estado físico. No entanto, Soundiata estava determinado a se vingar dessa invasão e, em última instância, trazer justiça ao seu povo, que foi tratado com injustiça pela invasão do Sosso.
Então Soundiata foi para a planície de Siby, onde formou uma irmandade para libertar seu país e seu povo do poderoso Rei Sosso.
Eventualmente, na Batalha de Kirina, Soundiata e seus aliados derrotaram o Rei Sosso, e ele formou e se tornou o primeiro imperador do Império do Mali que se tornou mais poderoso e proeminente do que o reino de seu pai.
Embora Soundiata Keïta tenha nascido aleijado e corcunda, ele se tornou um dos maiores reis e guerreiros que o continente africano já viu.
A história da África é linda, não morra sem saber ou sem transmitir essa beleza às gerações futuras.
Crédito: Kwadwo Agyei Yeboah